terça-feira, 30 de agosto de 2011

Curso a Distância para Conselheiros de Alimentação Escolar

Inscrição do Curso Monitorado

O curso monitorado segue ciclos com cronograma predeterminado. Logo, você poderá se inscrever no período em que os cursos forem divulgados por meio de carta-convite (enviada por correio), de notícias, do Folhetim da Ação Fome Zero e de e-mail.

Para fazer a inscrição no Curso você deve cadastrar-se em nosso Portal para ter acesso à ficha de inscrição (clique aqui para se cadastrar no Portal). Antes de você efetuar sua inscrição, recomenda-se a leitura das regras do curso que se encontram no link “Normas do curso monitorado”.

Nessa fase, o acesso para a inscrição será disponibilizado nesta área, por meio do link “Formulário de inscrição”. Esse formulário ficará disponível por 2 semanas. Sua inscrição será confirmada logo após o preenchimento do formulário.

Ao final do período de inscrição, a relação dos alunos inscritos será apresentada por meio do link “Lista dos alunos inscritos”. Caso você tenha alguma dúvida sobre a inscrição, verifique se não há a resposta no link “Normas do curso monitorado”. Se sua dúvida não tiver sido esclarecida, envie uma mensagem para a Ação Fome Zero por meio do link “Dúvidas sobre a inscrição”.

Caso você já seja cadastrado no portal clique aqui para fazer o seu login.

Para realizar seu cadastro: http://www.acaofomezero.org.br/projeto/Paginas/inscricao.aspx

Fonte.: Ação fome zero

Movimentação financeira terá novas regras a partir de sábado

ASCOM-FNDE (Brasília, 26.8.11) – Novas regras para a movimentação de recursos de alguns programas federais passam a valer neste sábado, dia 27. Estabelecidas pelo Decreto Presidencial nº 7.507/2011 e detalhadas no âmbito do Ministério da Educação pela Resolução nº 44/2011, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as normas envolvem programas como os de alimentação escolar (PNAE) e de transporte escolar (PNATE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Brasil Alfabetizado e Projovem, além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Proinfância-Manutenção.
Uma das mudanças principais proíbe que estados, municípios e o Distrito Federal façam pagamentos por meio de cheques e determina que a movimentação dos recursos seja realizada exclusivamente por meio eletrônico, mediante crédito em conta corrente de fornecedores e prestadores de serviços, para que sejam identificados os favorecidos dos pagamentos efetuados. “Essa medida vai permitir maior controle e mais transparência sobre os gastos dos recursos repassados pelo FNDE, além de facilitar a análise das prestações de contas”, segundo Gina Loubach, coordenadora-geral de execução e operação financeira do FNDE
No caso de cheques emitidos e não compensados até amanhã, dia 26, os entes federados deverão resgatá-los junto aos fornecedores para efetuar o pagamento por meio eletrônico. Caso não seja possível, os débitos lançados em suas contas deverão ser justificados nas correspondentes prestações de contas.
Outra novidade é que, independentemente de autorização do titular da conta, o FNDE divulgará mensalmente em seu portal na internet os extratos das contas correntes movimentadas pelos estados, Distrito Federal e municípios, com a identificação dos beneficiários dos pagamentos realizados.
A legislação que regulamenta o Decreto nº 7.507/2011 consta do portal do FNDE na internet, no endereço www.fnde.gov.br


Veja mais detalhes sobre a resolução, o decreto presidencial e as mudanças estabelecidas nos links abaixo:


Fonte: FNDE

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O CECANE/UFOP irá comemorar junto com o CRN9, o dia do nutricionista. Então esperamos todos os profissionais na assembleia.

NUTRICIONISTA RESERVE SUA AGENDA!

No dia 31 de agosto (Dia do Nutricionista), às 14 horas, os profissionais mineiros serão homenageados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A atividade acontece no Auditório SE da Casa Legislativa, à Rua Rodrigues Caldas, 30 , Bairro Santo Agostinho- Belo Horizonte (MG). A solenidade, proposta pelo presidente da Comissão de Participação Popular, deputado André Quintão, reconhece a atuação do nutricionista nos diversos campos da nutrição, alimentação, saúde, qualidade de vida, segurança alimentar e políticas públicas.

Na ocasião, o CRN9 em parceria com o Legislativo Mineiro lança de forma oficial a Campanha Fome, Obesidade, Desperdício: Não Alimente este Problema. A iniciativa compõe a agenda nacional dos nutricionistas brasileiros, contribuindo com uma ação pública e de intervenção propositiva para o bem-estar e qualidade de vida da sociedade.

SERVIÇO

AUDIÊNCIA PÚBLICA COMEMORATIVA DO DIA DO NUTRICIONISTA E LANÇAMENTO DA CAMPANHA FOME, OBESIDADE, DESPERDÍCIO: NÃO ALIMENTE ESTE PROBLEMA

Dia: 31 de agosto

Horário: 14 horas

Local: Assembleia Legislativa de Minas Gerais – Auditório SE

Informações: (31) 3226.8403 (CRN9)

(*) Nota produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do CRN9