terça-feira, 22 de outubro de 2013

Prezados Nutricionistas,

O CECANE UFOP agradece a todos que fizeram a inscrição para a Formação de Nutricionistas que irá acontecer nos dias 22 e 23 de novembro no município de Ouro Preto e informa que as inscrições estão encerradas visto que todas as vagas foram preenchidas.
Aos que estão inscritos, favor aguardar por e-mail local do evento e hospedagem.

Atenciosamente,

Anelise Andrade de Souza
Nutricionista
Agente do PNAE
CECANE UFOP

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES EXTERNOS Nº 019/2013

O CECANE UFOP está com inscrições abertas para contratação de Monitores.

Vagas para Nutricionistas, Contadores/Advogados

Fiquem atentos para o prazo das inscrições: de 09/10 a 25/10.

Para se inscrever, o interessado deverá encaminhar currículo, até o dia 25 de Outubro de 2013, para o endereço eletrônico cecane@feop.com.br (exclusivamente). O currículo deverá ser enviado em formato PDF juntamente com a Ficha de Inscrição preenchida, disponível ao final deste edital (anexo) sendo que o número do Edital deverá ser informado no campo assunto. Os e-mails que não atenderem a tais requisitos serão desconsiderados. 

Mais informações no site http://www.feop.com.br - EDITAL DE CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES EXTERNOS Nº 019/2013

Acesse o edital.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

http://www.ufop.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13630&Itemid=196

Cecane realiza assessoria em alimentação escolar em municípios de Minas Gerais e Espírito SantoImprimirE-mail
08-Out-2013
Bruna Sudário 

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição (Cecane) da UFOP vem, desde 2008, realizando o projeto de Assessoria em Alimento Escolar em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo.


A ação é promovida em duas etapas: a primeira, com duração de três dias, na qual é realizado o diagnóstico das condições de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), quando é elaborado um plano de ações corretivas para as inadequações encontradas. A segunda, após um ano, tem duração de dois dias, em que é averiguado o alcance das ações propostas anteriormente.

A seleção das cidades atendidas segue alguns critérios estabelecidos pelo Fundo Nacional. Segundo Luciana Marques, nutricionista do Cecane, o fato de a Escola de Nutrição (Enut) da UFOP ter se tornado um Centro Colaborador do FNDE é um marco na história da Universidade. “Isso representa o fruto de anos de intenso trabalho de nossa Instituição na área de alimentação, nutrição e saúde, por meio de trabalhos de pesquisa e extensão, desenvolvidos no estado de Minas Gerais, especialmente no Vale do Jequitinhonha e Mucuri”, ressalta.

Luciana afirma também que a Enut tem experiência e parceria com o governo do Estado de Minas Gerais na área da saúde, na qual eles participaram da implantação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) em mais de 700 municípios. “A experiência da Enut, por meio do Cecane, vem colocar a UFOP como um 'braço' do governo federal na implementação de mais uma política pública, que é o Programa Nacional de Alimentação Escolar, em todos os municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo”, destaca a nutricionista. Neste segundo semestre de 2013, aproximadamente 50 municípios em MG e no ES serão atendidos. 

O Cecane – Criado na UFOP, em 2008, para atuar na região Sudeste, o Cecane consiste em unidades de referência e apoio constituídas para desenvolver ações e projetos no âmbito do PNAE, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas de interesse prioritário e nas formas de atuação previstas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Cecane possibilita a articulação entre pesquisa, ensino e extensão, propiciando aos alunos de graduação e de pós-graduação o conhecimento da realidade do País por meio de dados primários.

A formação de nutricionistas e outros profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a cadeia alimentar e com o processo saúde-doença, com um perfil pautado no compromisso social e capazes de pensar e produzir pesquisas e ações públicas voltadas para a realidade nacional e internacional, também faz parte das ações.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Ouro Preto, 03 de outubro de 2013.

Ofício Circular Ed Permanente: 214/2013– CECANE/UFOP
Aos Secretários (as) Municipais de Educação e Nutricionistas
Assunto: Formação de Nutricionistas da Alimentação Escolar

Prezados (as) Secretários e Nutricionistas,
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar – Universidade Federal de Ouro Preto – CECANE/UFOP realiza desde 2008 formações voltadas para atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com o objetivo de propiciar a todos uma melhor compreensão desta política, permitindo que se criem novas estratégicas para intervenções mais oportunas e criativas na resolução dos problemas diários, contribuindo para a garantia do Direito Humano a Alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito escolar. No ano de 2013 daremos continuidade às formações, com o módulo avançado dos assuntos que vem sendo tratados desde o ano de 2008.
Neste sentido, convidamos o seu município para participar da formação que acontecerá no Polo de OURO PRETO nos dias 22 e 23 de NOVEMBRO de 2013, sexta e sábado, com a presença do Nutricionista Responsável Técnico do Programa ou Nutricionista do Quadro Técnico no Município. Horário: 08:30h as 19:00h no primeiro dia e 08:00h as 16:30h no segundo dia.
As despesas de alimentação e hospedagem são de responsabilidade do CECANE/UFOP.  Solicitamos apenas a contribuição do município quanto ao transporte do participante.
Caso tenham interesse favor enviar e-mail para cecaneufopmg@gmail.com e solicitar a ficha de inscrição. Esclarecemos que o número de vagas é limitado (60 vagas). Não receberemos mais inscrições após o preenchimento das vagas.
As vagas geradas pela ausência de quaisquer participantes serão preenchidas por outro município.

Maiores informações acessem o blog: www.cecaneufop.blogspot.com.
OBS: Aguardamos confirmação de recebimento deste e confirmação de comparecimento, através do e-mail: cecaneufopmg@gmail.com ou telefone: (31) 3559-1827 – (Falar com Anelise Souza, Fabiane Alves ou Aline Testasicca).

Atenciosamente,
Margareth da Silva Corrêa
Subcoordenadora de Educação Permanente